| 21/02/2003 16h39min
O presidente francês, Jacques Chirac, reafirmou nesta sexta, dia 21, sua opinião de que uma guerra neste momento contra o Iraque seria precipitada e de que os inspetores ainda podem produzir uma solução pacífica para a crise.
– Da maneira como as coisas estão hoje, tudo indica que o objetivo pode ser alcançado por meios pacíficos, ou seja, por meio dos inspetores, e não pelas vias militares – afirmou o presidente em uma entrevista coletiva no final de uma reunião de cúpula com líderes africanos.
A França vem repetindo que não vê necessidade para uma nova resolução do Conselho de Segurança, que está sendo preparada pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha, esperando buscar uma aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma intervenção militar em Bagdá. Chirac ressaltou que o relatório apresentado pelos inspetores na última sexta-feira, exigindo que o Iraque fizesse mais para cooperar, também indicou que houve progressos.
Questionado sobre se a ONU ficaria prejudicada se os EUA e seus aliados pressionassem por uma guerra mesmo sem o aval do Conselho de Segurança, Chirac disse não estar preocupado com o futuro da ONU e reiterou sua opinião de que a organização teria um papel-chave no lento processo de reconstrução depois de qualquer guerra. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.